terça-feira, 1 de dezembro de 2009

FERRAMENTA ANALÍTICA



MATRIZ DAS 4 AÇÕES


        A partir desta matriz será feita a análise de como as grandes redes de varejo podem ter vantagem competitiva em relação ao poder de consumo da classe C de acordo com os dados pesquisados sobre a respectiva classe, levando em conta: preferências, comportamento, renda, grau de estudo, entre outros. Com ela podemos definir o que se deve mudar, aumentar, iniciar, diminuir ou eliminar. Além disso, como captar uma parcela desse novo mercado? O que também faz parte da estratégia do Oceano Azul.


       Os pontos apresentados acima só foram possíveis de serem realizados tendo como base informações da base de dados da ESPM e a pesquisa  do perfil dos consumidores de baixa renda realizada pela financeira Cetelem, em parceria com o Instituto de Pesquisa Ipsos.
         Alguns dos fatos essenciais detectados na pesquisa, em relação a classe C, para a elaboração da tabela foram:

  • 46% não possuem primeiro grau completo : nível de escolaridade e estudos baixos (motivo para eliminar comunicação com muitos termos em língua extrangeira).
  • força na fidelidade dos clientes com as marcas produzidas em seus estados, principalmente nas regiões norte e nordeste.
  • Trata-se de um comprador informado, que sabe detectar o que é bom e investe pesado se julgar que compensa. Pode gastar em um produto até mais do que ganha. (motivo da criação de condições especiais de pagamento e também da eliminação do mito de que só compram o que é barato).
  • Adesão da classe C no e-commerce impulsionou as vendas eletrônicas em 44% (motivo de criar e-commerce para os varejos e se já existente, investir mais)
  •  O consumidor popular, apesar de não ligar muito para sofisticação, é exigente quanto a apresentação e quanto os serviços no ato da compra, como por exemplo experimentação.


  

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